Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é quando um determinado grupo de pessoas resolvem criar um esforço coletivo para resolver problemas na organização, seja por obrigação ou não. A denominação do conjunto de palavras surgiu após a Primeira Guerra Mundial, é usado muito em âmbito político e econômico como um sistema eficaz para resolver problemas.

Com o trabalho em equipe há a troca de conhecimento e agilidade no cumprir das metas e dos objetivos, como diz o ditado popular, duas cabeças pensam mais do que uma!

Às vezes nem notamos esse tipo de sistemas no nosso dia a dia! Como exemplo, pegamos um parto. Quando a mulher entra em trabalho de parto não é somente seu médico que a acompanha, tem todo um grupo que precisam trabalhar juntos com o mesmo objetivo de salvar vidas para dar certo. Tem o médico, anestesista, enfermeira, pediatra, entre outros. Assim chegando ao fim da meta que é salvar as vidas dos dois, no caso mãe e filho!

Com isso, queremos transmitir a importância do trabalho coletivo, não só nas organizações! “Juntos somos mais” – Magazine Luiza!



02/10/2014

Diferença entre GRUPOS X EQUIPES
Precisamos entender que há diferença entre grupos e equipes. E qual essa diferença se ambos são compostos por pessoas?
Os grupos são pessoas reunidas, pelo acaso ou não. Já a equipe é caracterizada pela junção de pessoas que se comprometem com o mesmo objetivo, que é passada para concretizar o que foi dito e o que tem que ser colocado em prática naquele determinado momento. Toda equipe tem o seu líder que é aquele que demonstra ter facilidade em agir em várias situações, que seu papel não é aquele de dar ordens, mas sim faz com que o trabalho fique cada vez mais proveitoso e com isso tenta gerir da melhor forma para que tudo dê certo, portanto gera benefícios tanto para esse grupo e tendo uma visão voltada para quem está motivando, assim obtendo resultados eficientes e eficazes para o grupo.
Entendemos que a verdadeira equipe é aquela que possui objetivos claros, sabe exatamente aonde quer chegar, cresce enquanto equipe, mas que respeita e incentiva o crescimento de cada individuo integrado na equipe.

Tipos de Equipes
A equipe traz consigo a ação, execução do trabalho, agrupando profissionais e dependendo uns dos outros para desenvolver seus objetivos. Os objetivos são de grande importância para o trabalho em equipe, pois guiam as ações do grupo, que planejam e executam seus esforços.Os tipos de equipes podem ser classificados com base em seus objetivos:

Equipes de Solução de Problemas: seus integrantes trocam ideias ou apresentam soluções para o melhoramento dos métodos de trabalho.

Equipes Autogeridas: Essas equipes se ocupam com a responsabilidade do controle e sobre o ritmo de trabalho, na distribuição de tarefas, organização das pausas coletivas, e que podem escolher quem será os seus membros.
Equipes Interfuncionais: São formandos por membros posicionados aproximadamente no mesmo nível hierárquico, mas atuando em diferentes áreas de trabalho para a realização da tarefa. Constitui uma forma de resolução de problemas, havendo troca de informações, desenvolvimento de ideias e coordenando projetos.

09/10/2014

As empresa atualmente buscam profissionais que sabem lidar com esse novo conceito. pois assim, a proatividade e a produtividade aumentam. Profissionais que sabem trabalhar em grupo se destaca entre os demais, pois mostra que independente das diferenças pode se buscar um resultado bem mais eficaz.

Como diz o Ditado!
Duas cabeças trabalham melhor do que uma.
A figura acima mostra como facilita esse tipo de trabalho, pois se os dois forem para lados opostos não conseguiram comer, mas se trabalharem juntos vão se saciar.  

17/10/2014

Uma das principais características procuradas hoje no mercado é saber trabalhar em equipe. Buscar essas melhorias faz com que os colaboradores criem habilidades e comecem a fazer a diferença, como, por exemplo, o aumento da produtividade.
A interação da equipe favorece também a capacidade de agregar valor e de gerar confiança, proporcionando um ambiente saudável e positivo. Com essa motivação os colaboradores se sentem mais motivados e preparados para as oportunidades da empresa.
Trabalhar em equipe não é apenas trabalhar em conjunto é preciso de compartilhamento. Os resultados nunca são alcançados apenas por uma pessoa, é preciso compartilhar com o outro para chegar ao objetivo final.
Procurar desenvolver suas habilidades em equipe é se destacar e dar espaço para a liderança. Empresas valorizam profissionais capazes de gerir e motivar os colaboradores, buscando sempre o desenvolvimento da equipe e os melhores resultados.
Confira algumas habilidades fundamentais para se trabalhar em equipe:
- Administrar conflitos: É importante saber lidar com os conflitos do dia a dia na empresa. Neste sentido, desenvolver a habilidade de conversar para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre a melhor opção nesse momento. Assim você gera confiança e afeição da equipe.
- Comunicação: Saber valorizar a comunicação entre você e os outros colaboradores é fundamental para o trabalho em equipe. Escutar e falar na hora certa também é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.
- Proatividade: Tomar atitude é um ponto positivo. Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas ajuda no seu desenvolvimento de sua equipe.
- Inovar: Procurar inovar é sempre importante para o crescimento da empresa e dos profissionais. Buscar soluções e alternativas é fazer com que todos cheguem ao melhor resultado com mais assertividade e o que é melhor, em pouco tempo.
- Confiança: É fundamental desenvolver a confiança entre as pessoas que estão a sua volta. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe, pois você sempre será o apoio de cada um e saberá quando e como contar com cada colaborador.
Essas habilidades citadas são formas de aprender a importância de cada gesto que você desenvolve em sua empresa. Buscar líderes engajados e que consigam colocar em prática o seu trabalho em equipe é essencial para o crescimento das organizações.
Invista na melhoria de suas relações interpessoais, aprenda a trabalhar em equipe e alcance resultados extraordinários!



10 atitudes proibidas no trabalho em equipe

1 Ser inflexível e não transparente na comunicação
2 Não alinhar o objetivo
3 Comprometimento zero
4 Falta de planejamento e de respeito a prazos
5 Criticar um participante na ausência dele
6 Desvalorizar o trabalho do outro
7 Não assumir erros
8 Ignorar as regras estabelecidas pela equipe
9 Desequilíbrio emocional
10 Não aceitar as diferenças

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